KEIGO ABE
(1938 – 2019)
Abe Keigo Shihan nasceu em outubro de 1938 na cidade de Iyoshi, na província de Ehime, na ilha de Shikoku, no leste do Japão. Começou a treinar Karatê e Judô quando tinha 15 anos. Em 1956, ingressou na Universidade de Engenharia do Japão, em Tóquio, onde se formou em 1960. Em 1958, Abe Shihan começou a treinar na sede da Japan Karate Association (JKA), onde conheceu um jovem e poderoso Sensei, NAKAYAMA Masatoshi, que iria se tornar seu grande mestre. Abe Shihan treinou lá todos os dias por quase 35 anos.
Em 1965, Abe Shihan se formou como instrutor da JKA, progredindo para se tornar um membro importante da equipe de instrutores da sede da JKA e, em 1985, foi nomeado Diretor de Qualificações; em 1990, foi nomeado
“Sinto que o Karatê de hoje está centrado apenas nas competições vencedoras e todos treinam para esse fim. Mas isso está muito longe do verdadeiro objetivo do karatê. Eu acredito que o verdadeiro objetivo do Karatê reside no treinamento diário, com o objetivo de desenvolver paralelamente um corpo e uma mente fortes e, além disso, contribuir para a sociedade em geral; o Karate-do que praticamos tem por objetivo essencial alcançar um controle correto do corpo e da mente ”
Shihan Keigo Abe (1938 – 2019)
Diretor Técnico da JKA (seção Matsuno), cargo ocupado até se aposentar da JKA em 31 de janeiro de 1999, quando, a pedido de seus alunos em todo o mundo, fundou a JSKA.
Keigo Abe, através de sua posição única como aluno sênior de Nakayama Shihan, foi parte da evolução do estilo Shotokan. Também ensinou e influenciou alguns dos principais instrutores japoneses do mundo atualmente, e chefiou numerosas delegações em cerca de 50 países para o JSKA e o governo japonês. Foi também um dos poucos Karate-ka a comparecer na presença do Imperador do Japão durante um torneio nacional. Esta é realmente uma grande honra no Japão, e somente o Karate-ka altamente respeitado pode atingir esse nível de reconhecimento.
Abe Shihan também foi instrutor oficial do Ministério da Educação, Cultura, Esportes e Tecnologia do Japão, árbitro nacional da JKF e árbitro internacional da WKF/WUKO. Quando abordado por Hollywood, Nakayama Sensei delegou a Abe ser consultor de luta nas filmagens do filme de James Bond “You Only Live Twice”.
Abe Shihan também foi um competidor talentoso, um lutador altamente qualificado e perigosamente competente. Criou as regras originais para a competição Ippon Shobu de maneira a preservar o espírito do Budo através do conceito de “matar com um golpe perfeito e decisivo”.
Abe Keigo Shihan faleceu no dia 21 de dezembro de 2019, enquanto dormia. Deixou seu legado para milhares de karatekas, não apenas na JSKA, mas em todas as escolas e associações de karate.