História da JSKA
Existem várias teorias sobre as origens do karate, mas acredita-se que o karatê de hoje é uma fusão de artes marciais chinesas com uma arte marcial original de Ryukyu (Okinawa), chamada “Te”. No Reino Ryukyu, onde o estilo evoluiu, muitos mestres lendários nasceram, ajudaram a desenvolver essa arte marcial tradicional e transmitiram suas habilidades às gerações seguintes.
Em 1905 essa arte marcial foi adotada para a educação física das escolas de Okinawa, estabelecendo as bases para o desenvolvimento público do karatê. Em seguida, FUNAKOSHI Gichin fez uma apresentação de karatê na primeira Mostra de Educação Física, promovida pelo Ministério da Educação, em Tóquio. Foi muito bem recebido e muitos grupos de estudo de karatê foram estabelecidos em universidades fazendo com que se espalhasse rapidamente por todo o Japão.
FUNAKOSHI permaneceu em Tóquio para ensinar karatê, e naquela época ele mudou o caractere para karate do seu significado de“mão da China” para o significado que agora conhecemos de “mão vazia”, introduzindo também suas diretrizes espirituais e técnicas. FUNAKOSHI moldou muitos discípulos, que seriam responsáveis pelo desenvolvimento subsequente do karatê. Ele morreu em 1957 e dedicou sua vida à expansão do karatê.
Após a Segunda Guerra Mundial, muitos de seus alunos voltaram para ajudar na reconstrução do mundo do karatê. Em 1948, com NAKAYAMA Masatoshi e TAKAGI Masatomo na vanguarda, a Japan Karate Association foi estabelecida. A associação conseguiu sistematizar as regras e orientações para o karatê. Em 1957 foi realizado o primeiro Campeonato Nacional de Karatê e foi criada a base dos torneios de karatê de hoje.
Além disso, a notável conquista de Nakayama foi o estabelecimento de um centro de treinamento de instrutores especializado e o envio de instrutores de primeira classe para o exterior, um após o outro, para expandir a associação. Desde então, o karatê se desenvolveu como uma arte marcial mundial e viu um aumento explosivo no número de praticantes.
Hoje, o futebol e o karatê possuem os dois maiores grupos de atletas do mundo, e diz-se que mais de 40% da população mundial de karatê foi influenciada pelos instrutores da Japan Karate Association.
ABE Keigo, um desses instrutores, participou de muitas competições com sua aparência de samurai e sua corajosa habilidade de luta. Além de sua técnica, que era fiel às origens do karatê, ele também era conhecido por criar muitos outros karatecas famosos e também como um mestre de Iaido (uma arte marcial da espada japonesa). A partir de 1990, Abe tornou-se diretor do departamento técnico da Japan Karate Association. Após a divisão da associação, que ocorreu após a morte de Nakayama, ele estabeleceu a Japan Shotokan Karate Association (JSKA) em 1999, centrada em seus próprios ideais, e então ensinou ativamente em todo o mundo.
A filosofia da JSKA foi transmitida até os dias atuais, olhando para o karatê em três aspectos – como um esporte, como uma arte marcial e como uma técnica para manter uma mente e um corpo saudáveis – e visando a um karatê que todos possam estudar pelo resto de suas vidas.
ABE faleceu em 21 de dezembro de 2019, e NAGAKI Mitsuru, atualmente 8º Dan, foi nomeado como Instrutor-chefe da Japan Shotokan Karate Association.
*Texto adaptado do site jska.jp